A reunião foi realizada no Centro de Ensino Fundamental 02 (Paroquial) e se iniciou com a apresentação da pauta pelos integrantes da coordenação da rede. Em seguida, o Dr. Marcos Freire do CEMA (Centro de Medicina Alternativa) realizou a dinâmica de ambientação utilizando técnicas de automassagem e dança circular. Depois, a coordenação abriu espaço para os integrantes novatos se apresentarem.
A reunião prosseguiu com a exposição do vídeo da SENAD (trazido por Nilton Vaz) com o tema: prevenção ao uso indevido de drogas com enfoque no trabalho em rede. Esse vídeo explicitou principalmente o princípio de responsabilidade compartilhada no enfrentamento de problemas, e o principio do potencial transformador das estruturas sociais. Também enfocou como importantes para o trabalho em rede os seguintes princípios: cooperação, acolhimento, disponibilidade, tolerância, respeito à diferença, generosidade, apoio e atenção. E destacou o potencial da Terapia Comunitária como importante agente promotor do bem-estar na comunidade.
Posteriormente, Rodrigo fez a apresentação do Blog da rede criado por ele e sugeriu que os integrantes da rede o utilizem para enviar textos, vídeos, divulgar eventos. O endereço do blog é: http://redeplanaltinadf.blogspot.com/. Algumas pessoas sugeriram que fosse inserido o vídeo da SENAD que foi exibido, vinculado blogs das outras redes do DF e disponibilizada a lista das instituições, as apresentações e atas das reuniões anteriores.
A psicóloga Ana Clara (representante da Liberdade Assistida de Planaltina) fez uma exposição sobre as atividades realizadas pela equipe, relatou as principais dificuldades e demandas, enfatizando o preconceito que pesa sobre adolescentes autores de atos infracionais. Destacou como principal dificuldade desenvolver e aplicar o principio da proteção integral preconizado no ECA. E como demandas principais a inserção social e profissional dos adolescentes e o acesso à saúde, especialmente no tratamento da dependência química.
Em seguida, Nelson Peixoto (representante do CDCA) falou sobre a Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente, cuja pré-conferência da Regional V (que abrange Planaltina) será realizada em Sobradinho no dia 11 de Outubro no Centro de Ensino Médio 01 das 08:00 às 18:00. E ressaltou a necessidade do protagonismo juvenil na Conferência.
Depois, a assistente social Gilda (representante do Centro de Saúde 01) fez uma apresentação do resumo das propostas que foram aprovadas na Conferência Regional realizada em Planaltina em 26/07/11. Cujos eixos de discussão foram: Política de Saúde na Seguridade Social; Participação da Comunidade e Controle Social, segundo os princípios da integralidade, universalidade e equidade; Gestão do SUS: Financiamento, Pacto pela Saúde e Relação Público X Privado, Gastão do Sistema, do Trabalho e da Educação em Saúde. Ao final, relatou que a 8ª Conferência de Saúde do Distrito Federal será realizada de 31 de agosto a 02 de setembro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O médico Enzo (coordenador do Centro de Saúde da Estância) enfatizou a importância das práticas integrativas em saúde para o fortalecimento dos vínculos com a comunidade.
No final da reunião os participantes discutiram estratégias de ações integradas para enfrentamento de problemas intersetoriais. Foi sugerido pela Ênia (representante do CIAP) a realização de agendas de trabalhos abertas com definições de prioridades de objetivos a serem atingidos a curto, médio e longo prazo. Enzo sugeriu a realização de comissões que promovam oficinas de trabalho divididas por tema. Outros participantes sugeriram como propostas: eleger ações específicas para cada situação-problema das instituições e/ou das comissões a serem criadas; em cada reunião tratar de alguma situação-problema (compartilhada por várias intituições) ou as necessidades de uma única instituição;
Ficou definida como pauta da próxima reunião a estruturação dessas comissões de trabalho intersetorial; a exposição dos pontos principais texto base da 9º Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente (que será feita por Nelson do CDCA); apresentação do SERAV (equipe do TJDFT).
Avisos:
· Encontro de educadores e socioeducadores de Planaltina, com o tema Adolescência e violência: desafios e possibilidades. Dias 09, 11 e 12/08 às 19:30 no Auditório do CED (Centrão).
· Evento rede mulher cidadã – Dia 13/08 no Centro de Ensino Fundamental Arapoanga das 14:00 às 18:00.
· Evento cultural na Praça do Estudante dia 19/08 em comemoração ao aniversário de Planaltina (com apresentações e desfile).
Nenhum comentário:
Postar um comentário